A maioria das pessoas que conheço, quando fala de praia está falando de relaxamento. Imaginam uma praia lindíssima, com pouca gente, só o barulho das ondas quebrando na areia clara, o nascer do sol de manhãzinha por cima da linha do horizonte, o nascer da lua à noite com seu reflexo dançante no berço de Iemanjá… E tem uma turma que, quando fala em praia, logo diz: “O QUE? RELAXAR? JAMAIS!”.

Tem, sempre aquela turma que quer mesmo diversão. Quando pensa em praia, logo pensa também é surfar, pegar jacaré, furar onda, fazer bodyboarding, mergulhar, comprar lembrancinhas, achar boate bacana à beira-mar, curtir quiosque, se entupir de camarão de vendedor de espetinho… É ou não é? É gente que quer ver mais gente ainda por perto! A maioria das praias brasileiras tem alguns desses chamarizes, mas não todos – mas tem a minha queridíssima praia de Maresias que nunca me deixa na mão – porque, a bem da verdade, eu sou desse segundo grupo!

O lado tranquilo

A praia de Maresias é encantadora por si só. São mais ou menos cinco quilômetros de praia, uma praia de areias muito clarinhas e um mar azul de apaixonar qualquer coração. Ela tem uma forma reta bem curiosa, até porque somos acostumados com aquelas mais curvas, não é? Mas Maresias é bem retinha, como se alguém tivesse feito um recorte grosseiro no nosso litoral usando o Paint. Mas isso a torna ainda mais curiosa e bonita.

As ondas do mar por lá são claras e transparentes. Já reparou como em algumas cidades litorâneas as ondas levantam um monte de areia junto com elas? A gente sai com o cabelo parecendo um croquete de areia quando fura uma onda “suja” assim. Em Maresias isso não acontece – e quer onda melhor pra brincar de furar do que estas?? Não existe.

Nessa praia, o mar é agitado (sem ser perigoso) e tem ondas o tempo todo. O pessoal do surfe está sempre por ali! As ondas não são muito altas, mas são longas e permitem treino bem legais, principalmente pra quem está começando nesse esporte – e como é uma praia comprida, tem espaço pra praticar sem colocar os banhistas em risco. Nos cantos de Maresias, as ondas perdem a intensidade, o que torna estes locais perfeitos para crianças pequenas brincarem à vontade e os pais ficarem mais tranquilos.

O lado agitado

Maaaaaas… a praia de Maresias não é só beleza e sossego. Não, meus amigos… Maresias tem muito mais que isso. Se você curte uma vida noturna agitada, não tem lugar melhor que esse! Existem diversas casas noturnas muito bacanas pra quem gosta de um agito! E pra quem não gosta muito de baladas, tem tantos bares excelentes que ninguém vai ficar sem programação!

Maresias também conta com uma rede de hotéis e pousadas de primeira linha, pra garantir que cada visitante será muito bem recebido e terá o máximo conforto na hora de descansar, seja porque brincou muito no mar, seja porque brincou muito na noite.

O comércio da cidade é bastante forte, e atende a praticamente todas as necessidades que os visitantes vierem a ter: roupas de banho, reparos no automóvel, souvenires, roupas de maneira geral, atendimento médico, salões de beleza… enfim, todo mundo se sente em casa nesse lugar!

Portanto, se você está pensando em viajar a uma praia nas próximas férias – ou quem sabe no próximo feriadão? -, pense com carinho na bela praia de Maresias, no litoral de São Paulo. 😉

WhatsApp Icon