Quais os encantos de Maresias? Trilha para Paúba

Canto da Barra
Quais os encantos de Maresias? O Canto da Barra
26/05/2018
Praia de Calhetas
Quais os encantos de Maresias? Calhetas
29/12/2018
Praia de Paúba

 

trilha para pauba

Capítulo 3 – Trilha para Paúba

Para ajudar nossos visitantes a não perder nada de suas viagens separamos alguns pontos imperdíveis para se conhecer e que iremos apresentar em 6 capítulos a seguir (1 por semana). Neste terceiro capítulo vamos dar dicas sobre trilha a partir da praia de Maresias.

praia de pauba

Praia de Paúba

A praia de Paúba está localizada a 3,5 km de Maresias indo pela BR-101, a famosa Rio-Santos.

A ida de uma para a outra, no entanto, também pode ser feita à pé, numa trilha de 2km que passa pelo meio de um morro que ‘divide’ as duas praias. De brinde, lá do alto, está uma vista bem bacana tanto de Maresias, quanto de Paúba.

A trilha faz parte dos “Passos dos Jesuítas”, um projeto do governo estadual que demarca trajetos históricos em todo o litoral paulista. Com um nível de dificuldade baixo, a travessia pode ser concluída entre 30 e 40 minutos. Mas você pode ir parando e aproveitando a vista maravilhosa tanto da Reserva da Serra do Mar que fica às suas costas, quanto do lindo mar azul de Maresias à sua frente.

onde fica a praia de pauba

Fazer esta trilha é bem tranquilo, por uma estrada de terra que começa ao final da Avenida Francisco Loup, a avenida principal de Maresias. Ali você já começará a ver sinalização e é só seguir as várias placas pelo caminho. Não estranhe: a entrada da trilha fica dentro de um condomínio fechado, mas o acesso é totalmente liberado

A caminhada é feita sobre terra e requer atenção especial em alguns pontos próximos a barrancos — não há corrimãos ou apoios. Por esse mesmo motivo, o Corpo de Bombeiros recomenda que o passeio seja evitado em dias chuvosos, pois o caminho fica extremamente escorregadio. Se choveu no dia anterior, prefira esperar algumas horas e deixe para fazer a travessia na parte da tarde, garantindo que a terra esteja mais seca.

O único trecho coberto por blocos de concreto é a descida final, quando já começam a aparecer algumas casas na encosta do morro. Ao fim, Paúba estará logo à direita. Chegando lá, a dica é hidratar-se com uma refrescante água de coco — costuma ser vendida a R$ 5,00 nas barraquinhas da praia.

Para voltar a Maresias, há a opção da linha de ônibus interpraias, sentido Boracéia, que passa em intervalos de aproximadamente uma hora partindo a cerca de 300 metros da praia, no cruzamento das ruas Bragança Paulista e Maria Moreira do Espírito Santo — ou na Rio-Santos, com intervalos menores. A tarifa é de R$ 4,25. Mas se estiver com disposição, basta seguir o caminho inverso e atravessar a trilha novamente. O entardecer visto á partir do Morro de Paúba é inesquecível. Não se esqueça que aqui em Maresias, o sol se põe no mar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »