Você sabe o que é birdwatching?

E Maresias é um ótimo lugar para se praticar esse hobby. Para quem não conhece, a prática é uma novidade, mas o termo “birdwatching” é utilizado há muito tempo no mundo inteiro.

O birdwatching é uma atividade recreacional que visa observar as aves em seu habitat natural sem interferir no seu comportamento ou no ambiente em que se encontram.

Ele pode ser feito a olho nu ou usando equipamentos que amplificam o alcance da visão, como binóculos e lunetas, ou até mesmo com lentes fotográficas – instrumento quase que essencial nesta prática.

A observação de pássaros pode ser feita por qualquer pessoa, de qualquer idade, em qualquer condição física. A única ‘exigência’ é que se tenha um local preservado para que a prática seja bem sucedida.

E Maresias é o lugar ideal para este hobby – fica aos pés da Serra do Mar, literalmente encravada dentro da Reserva da Mata Atlântica, um parque florestal que preserva os últimos trechos da mata preservada no Estado de São Paulo.

Segundo o último levantamento realizado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), existem 891 espécies de aves no bioma, sendo 213 endêmicas, quer dizer, aves que só encontramos na Mata Atlântica.

Uma notícia triste é que, dentre estas, um quarto estão ameaçadas de extinção.

E aí é que entra a importância do birdwatching: além de propiciar um exercício recreativo para quem observa os pássaros ela também é uma aliada à preservação da natureza visto os praticantes deste hobby frequentemente fazem registros das transformações ocorridas, de forma que se pode detectar quaisquer alterações na saúde do meio ambiente.

E não bastando essa localização privilegiada, em Maresias há a grande facilidade para se alcançar verdadeiros santuários de pássaros através de trilhas no meio da mata.

E todo esporte ou atividade que beneficiem nossa fauna e nossa flora, exaltando a nossa natureza, é muito bem vindo à Maresias!


Leia mais  em

Avistar brasil ong – www.avistarbrasil.com.br/av17

Pensamento Verde – www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/guia-reune-mais-de-900-especies-de-aves-da-mata-atlantica/


Faça já a sua reserva!

 

Pousada Porto Mare
Viva essa experiência!


E dê uma espiadinha no que temos para seus dias aqui em Maresias serem perfeitos:
Acesse o vídeo e faça um tour pela Pousada Porto Mare.
Você precisa viver esta experiência!

 

WhatsApp Icon