Escondida atrás dos morros da Serra do Mar, em São Paulo, está uma cidade que guarda muitos tesouros – que até hoje muita gente não conhece. Ali está São Sebastião, uma cidade que reúne várias praias, ilhas, cachoeiras, trilhas e esportes de todo o tipo para todos os gostos. Uma dessas praias é a paradisíaca Maresias, que vai fazer você se sentir em uma das praias do Caribe, com sua areia branquinha e mar azulzinho.

A cidade de São Sebastião está localizada no litoral norte do estado de São Paulo. Ali perto há cidades como Caraguatatuba – uma região já super povoada e com poucas praias que dão a sensação de natureza intocada – por lá também tem Ubatuba, com várias praias que são chamarizes para surfistas com suas ondas altas e ferozes, além de um belo espetáculo da natureza, com praias ainda intocadas e pouquíssimo visitadas, longe da estrada e de pousadas e hotéis. Além disso, essas três cidades têm como companhia uma ilha tem que a beleza no nome. Ilha Bela está ali, entre Caraguá e São Sebastião, e o acesso até ela é feito por ali.

Mas quem já conhece aquela região e sabe dos encantos e paraísos que existem ali, consegue preparar a viagem de uma forma aproveite só as coisas boas da região. Afinal, a praia que apareceu lá em cima, Maresias merece e deve ser visitada por cada amante da natureza e de belas paisagens. A melhor hospedagem e serviço oferecido por lá, para quem vai pernoitar ou passar mais dias é a Pousada Porto Mare.

Aguente o trânsito que vale a pena

Um dos problemas que as pessoas que frequentam o litoral norte de São Paulo enfrentam é o transito constante em alta temporadas. Em feriados como Carnaval, Ano Novo e qualquer outro feriado nacional prolongado gera transtorno para quem não está preparado para o que vai enfrentar. Normalmente uma viagem sem trânsito da capital paulista até o litoral norte leva em torno de 3 horas e meia de duração. Se somar isso ao transito dos turistas que passam os feriados lá, já teve situações em que a duração da viagem chegou a ser de 8 a 9 horas – para quem pegou trânsitos impressionantes.

O que não ajuda é que sempre as vésperas de algum feriado – seja no início ou no fim – algum acidente acontece. Como das 4 cidades do litoral, somente 2 tem acesso ao interior (Caraguatatuba a São José dos Campos pela Rodovia dos Tamoios e Ubatuba até Taubaté pela Rodovia Oswaldo Cruz) o transito se concentra em uma delas e é muito difícil escapar para quem não planeja antes a viagem. Mas a Pousada Porto Mare está preparada para receber quem enfrenta um trânsito desses e apresentar o motivo pelo qual todo o sacrifício valeu a pena.

Esportes radicais em Maresias

Para quem já sabe todas as maneiras de chegar até a cidade e que realmente vale a visita, geralmente tem mais um motivo para visitar do que a paisagem – sim, ela vale a pena, mas a cidade é muito procurada por surfistas – e inclusive é a “casa” de um vencedor internacional de surfe, o Gabriel Medina.

Mas quem vai só acompanhar os surfistas não precisa ficar na praia o dia inteiro, ou no mar curtindo as deliciosas águas de Maresias. Por lá também tem cachoeiras impressionantes, para quem quer sair da água salgada e quentinha e entrar na água doce e gelada de uma das cachoeiras da cidade, como a de Paúba. Ideal para quem quer lavar a alma, as cachoeiras também são uma ótima opção de diversão – para quando o mar não está bom para surfar.

Se você quer conhecer o interior do mar, lá também é uma excelente opção de lazer. Os mergulhos são feitos juntos com os passeios de barcos pela região, e para quem quiser mergulhar com cilindro, há agências locais que disponibilizam cursos de 4 dias para aprender a desvendar estes mistérios da natureza, que é o fundo do mar.

WhatsApp Icon