Uma das características mais comuns entre os brasileiros é sua paixão por praia. Anualmente, é muito difícil observar alguma pessoa que não tenha frequentado algum lugar litorâneo para aquela época pelo menos uma vez. O Brasil é tido como uma das nações que tem um dos maiores berços litorâneos no mundo. De acordo com alguns levantamentos realizados por empresas de turismo, as praias verde e amarela estão entre as mais visitadas e elogiadas por turistas de várias partes do mundo que se encantam com sua beleza única e formidável.

A mesma coisa é possível ouvir dos próprios brasileiros em si. Passar longos feriados no litoral faz parte da característica nacional. Épocas como final de ano e carnaval é possível encontrar várias praias verde e amarela lotadas. Além do aspecto de união e tranquilidade, as costas do Brasil abrilhantam os olhos de grande maioria com a beleza de suas águas e todo o enredo que existe como pano de fundo, como fantásticas montanhas, ilhas e uma floresta que poucos lugares do mundo conseguem ter em seu ecossistema.

Contudo, algumas praias em específico tem todos esses detalhes, mas devido à falta de cuidado que muitas gestões públicas exercem, vários desses pontos acabam se deteriorando com o tempo, transformando a região num grande antro para diversos problemas infraestruturais, como violência, falta de limpeza, saúde condenável, entre outros pontos. E por mais que a região seja bela, esses tipos de falha acabam afastando várias pessoas.

Várias prefeituras estão buscando saídas visando acabar com esses problemas, como o desenvolvimento de programas conscientizando a população para a manutenção da praia. Ao mesmo tempo, boa parte das verbas recolhida pelos impostos estão sendo investidas no próprio lugar, tratando pontos importantes, como melhoria na qualidade do local, através de queda nos índices de violência, melhoria da saúde, avanço na infraestrutura da cidade.

Porém, encontrar lugares com essa linearidade ainda é difícil. Curtir uma praia com tranquilidade, sossego e muito prazer vem se transformando numa missão muito difícil nos últimos anos. Mas algumas regiões está se destacando justamente por realizar ações contrárias ao que está se habituando no Brasil. Ao invés de violência, paz, sossego, simpatia e muita paz. Muitos turistas que já foram recomendam, ver o mar em maresias é uma sensação que poucos lugares no mundo conseguem transmitir.

Exigência, cada dia mais em alta.

Carros passando dificuldade com a falta de infraestrutura.

Ao andar por uma praia, um dos destaques que mais enfatizam os olhares do turista é a cor da água que banha o mar. Através dela, boa parte das pessoas conseguem ter uma noção se o local tem boa infraestrutura ou não. Vários eixos litorâneos ficam próximos de bacias de petróleo, e em várias oportunidades é possível observar uma água com cor diferente. Ao invés do tradicional azul, ela fica marrom, transparecendo sujeira e mal cuidado. Na maioria das vezes, essa colocação é devido a algum acidente ou plena falta de infraestrutura da cidade, como o dejeto de córregos no mar.

Regiões litorâneas que tem uma infraestrutura descente não faz esses tipos de ação. Durante muito tempo, esses detalhes negativos poucos observavam, e muitos deixavam de lado, pois a curtição estava acima da estrutura local. Mas para a atualidade, observar situações como essa denigre aos extremos a cidade e todos os estabelecimentos que ficam nela. Vários turistas vêm se mantendo mais atento nessas minucias, virando ponto de diferenciação para a maioria deles. Muitos lugares que ainda não mudaram esse quadro estão sofrendo fortes perdas, econômicas de credibilidade no mercado turístico.

Lugares que consiga priorizar limpeza, sensibilidade com a natureza e união entre todos os que visitarem o lugar transforma a região num grande polo turístico e econômico. A escolha da construção de resorts, hotéis, restaurantes, passa justamente por esse critério. Algumas cidades estão se destacando neste novo cenário. Mas são poucas que conseguem superar as expectativas. Praias com essas características não só viram polos turísticos, como vira um lugar necessário para a maioria passar alguma data do ano conhecendo e divertindo na região. Maresias é um exemplo fidedigno dessa cultura.

Lugares com boa harmonia levanta a autoestima de qualquer um.

Caminhar na beira da praia, atividade que muitos praticam ao ir para o litoral. Mas se o cenário não for bonito, dificilmente ela terá à disposição para realiza-lo. Porém, alguns lugares a palavra prazer fica muito pequena perto da magnitude que é o local. Andar, tendo o mar de maresias ao lado é uma das experiências mais incríveis sentida. Por ser um lugar paradisíaco, detalhes como esse transforma a áurea do local, cativando todos que a frequentam.

Em Maresias, o cidadão consegue observar boas ações sendo realizadas pela prefeitura local (São Sebastião), através da conservação do local, que permanece belo e charmoso, indiferente se o número de visitantes aumentar ou diminuir. Vários programas são referendados no lugar, como o desenvolvimento de eventos que une a cidade, transformando ela numa região simpática, atraente e bela para qualquer turista, mostrando como as belezas de uma praia pode contrastar com a união do povo local. O resultado é a criação de um notório paraíso.

WhatsApp Icon