Maresias é uma praia incrível, em um local muito agradável, que chama muito a atenção (São Sebastião). Contudo, apesar da vida noturna, da comida e de outros atrativos, o surf em Maresias é um dos maiores destaques da região e da praia. 

Por isso, é bom saber como praticar esse esporte, onde são os pontos mais adequados, como aprender e muito mais.

Descubra essas informações e muitas outras neste conteúdo. 

Surf em maresias: saiba onde praticar esse esporte na praia!

O surf em Maresias é uma das grandes atrações que a praia do litoral norte de São Paulo tem a oferecer. Afinal, a praia é maravilhosa e possui uma extensão enorme e convidativa para diferentes perfis de surfistas.

Veremos mais a seguir que as ondas são diferentes a depender do canto onde você está em Maresias. Isso pode representar uma ótima oportunidade para começar e se adaptar na medida em que for evoluindo.

Outro grande destaque sobre a praia é sua reputação mundial. Trata-se do local onde vive o Gabriel Medina, campeão mundial de surf. Por isso, o local também tem o Instituto que leva o seu nome, que visa ensinar jovens e dar oportunidades com a educação.

Uma das aulas que ocorrem no ambiente da praia é justamente a aula de surf. Os alunos podem praticar exatamente na mesma praia que uma lenda do esporte, algo que é muito motivador.

Ou seja, você terá toda ajuda que precisar para dar os primeiros passos e seguir crescendo no surf em Maresias. A praia é um espaço de aprendizado, de compartilhamento de ideias, que abraça a todos. 

Afinal, vale a pena surfar em maresias?

Maresias é um local badalado, cheio de pessoas que estão dedicadas a algum esporte ou atividade radical. O surf é uma das opções, mas também há tirolesa, frescobol, futebol de areia, futevôlei, capoeira e outros tantos tipos.

Nos dias de alta temporada, por exemplo, é normal que o espaço seja muito concorrido. Mesmo assim, é uma boa ideia praticar surf em Maresias.

Isso é reforçado pelo que já falamos: é um local-referência em estudo, aprendizado e na prática do esporte. Ainda assim, carrega a mitologia do surf por sediar campeonatos importantes e ter sido a casa do grande nome do esporte no Brasil.

Só é preciso atentar para as dicas principais que se dão a todos os iniciantes no surf.

Uma das dicas é cuidar com o horário, por exemplo. O recomendado sempre é ir de manhã, nas primeiras horas do dia. Nesse momento, o sol ainda não está tão intenso e as ondas não apresentam grandes dificuldades.

Vale a pena surfar em maresias?

Além disso, é possível pegar a praia um pouco mais vazia. 

Outra dica é saber bem quais os equipamentos ideias para começar. É preciso recorrer à prancha certa, por exemplo. Também opte pelas roupas adequadas e cuide bem do seu corpo para atender ao ideal para a prática.

Então, saiba que, em Maresias, você precisa saber o ponto certo para o estudo do surf, de acordo com sua experiência e seu nível de domínio da atividade.

Em Maresias, vale a pena também ficar acompanhando as novidades em termos de campeonatos e movimentações que ocorrem. Isso tudo pode ser um grande apoio para que você se mantenha motivado e empolgado para evoluir e crescer nesse universo.

Vamos falar a seguir um pouco sobre os pontos da praia indicados para cada tipo de aprendiz. 

Como são as ondas em Maresias?

Agora abordaremos as partes da praia que são indicadas para surf e suas diferenças principais. 

Barrinha (Canto esquerdo da praia)

A Barrinha, o canto esquerdo de Maresias, é um local com ondas menores, indicados para pessoas que estão começando nesse universo. Geralmente, é a seção onde os estudantes ficam tomando aulas. O canto é da entrada 1 até a praça do surf.

Canto do Moreira (Canto direito da praia)

Depois do portão 15, temos um ponto mais exigente, para pessoas que realmente dominam a prática do esporte. Ou seja, é um ponto só para profissionais. 

São ondas maiores, mais tubulares, desafiadoras, portanto não indicadas para pessoas não iniciadas.

Inclusive, é recomendado para estratégias e práticas avançadas como o tow-in. 

Meio da praia de Maresias

No meio da praia, entre o portão 6 e o portão 15, temos o equilíbrio. As ondas chegam acima de 1 metro, ou seja, são um pouco mais fortes do que em Barrinha, contudo, ainda são interessantes para a prática de pessoas não profissionais.

Mesmo assim, é necessário ter cuidado, pois essa parte apresenta ondas mais fortes e mais desafiadoras. Nessa região da praia, ocorrem os diversos campeonatos de surf e o próprio Gabriel Medina aparece para aproveitar uma onda de vez em quando. 

No meio da praia, está localizada a casa do surfista, inclusive.

Como são as ondas em maresias?

Aulas de surf, vale a pena fazer? 

As aulas de surf em Maresias garantem que as pessoas tenham uma boa base para entender e saber como praticar o esporte radical. Como dissemos anteriormente, é sempre importante garantir as práticas corretas para que a aula seja efetiva.

Recapitulando: escolha a prancha ideal, o local ideal na praia, preste bastante atenção às aulas e ao apoio dos profissionais, etc.

Quantas aulas são necessárias para aprender a surfar?

Com apenas uma semana, você já pode começar a praticar sozinho. Claro, é preciso tomar cuidado e saber o que está fazendo. 

Contudo, se tornar um profissional mesmo requer muita dedicação. São anos de prática para dominar as técnicas e conseguir ondas maiores, como as mais desafiadoras de Maresias. 

Saiba onde se hospedar quando vier surfar em Maresias!

Conclusão

O surf em Maresias é uma ótima forma de aproveitar os benefícios dessa praia maravilhosa. Com essa prática, você pode melhorar constantemente para evoluir no esporte. 

É preciso saber como aproveitar bem as aulas, tomar cuidado em seguir os especialistas e saber onde treinar.

WhatsApp Icon