A música cantada por Lulu Santos e Gabriel, o Pensador certamente se referia a uma maresia que não é aquela que vem do mar; falava do “perfume” vindo dos cigarros de maconha, transmutados em cachimbos de cacique e da “onda” que essa fumaça dá aos fumantes. Mas hoje, não vamos falar dessa maresia – vamos falar da que vem do mar.

Se você, como eu, mora num estado sem faixa litorânea, sabe bem a falta que uma praia nos faz de vez em quando. Quando aparece um feriado, o local mais próximo para viajar costuma ser uma montanha, ou uma área pantanosa. Talvez uma cachoeira, um lago, uma cidade histórica… mas o mar, ah, o mar… fica tão longe… Aí surge um feriadão e seus olhos se iluminam, não é? Sim, os meus também! “Vamos a la playa”!! Ok, mas qual?… Que tal a charmosa e agitada praia de Maresias?

Vida noturna ON!

A praia de Maresias tem encantos que são só dela – palavra de quem já foi e conheceu a menina de perto! Pra começar, a orla não é curva como a baía de Guanabara, por exemplo. A praia de Maresias é reta, quase tão reta quando uma margem de uma folha de caderno. Isso confere a ela um visual diferente, porque uma praia curva parece abraçar os banhistas – e essa praia retinha parece dizer: “olha o mar, meu filho; pode ir brincar, que vou ficar por aqui te esperando”.

Mas uma das melhores coisas em Maresias é a vida noturna. Nossa, se você também curte um agito e é desses que passa o dia inteiro furando onda e ainda tem lenha pra queimar à noite, não existe lugar melhor! A cidade tem muita, mas MUITA opção de lazer pra quem não quer ir dormir cedo! São boates, pubs, barzinhos, restaurantes e mais uma infinidade de outros estabelecimentos que, assim como você, não dormem cedo!

Aliás, o comércio da parte do dia também é bem forte por lá. Algumas cidades praticamente entram em estado vegetativo quando não é temporada de turistas, mas em Maresias isso não se aplica. A vida comercial da cidade é forte e de fluxo contínuo ao longo do ano. Supermercados, bares, restaurantes, farmácias, cinemas, academias, shoppings, revendedores, centros de beleza… tem de tudo! E funcionando que é uma beleza. Seja lá do que você estiver precisando, provavelmente vai encontrar sem dificuldades ali.

Praia ON!

E é na praia de Maresias que você vai encontrar alguns dos grandes campeonatos de surfe do país e do mundo. Maresias é reduto de surfista, e é fácil trombar com um deles pelas ruas carregando suas pranchas, ou ver carros trafegando com uma no capô. Até aquela visão icônica da Kombi com uma prancha por cima você vai ver por lá! É poesia!

A praia é totalmente aberta ao oceano, e isso faz com que as ondas que quebram por ali sejam muito interessantes para surfistas de todos os níveis, dos profissionais ao noviços tomadores de caldo. Não são daquelas ondas padrão Hawaii, mas são contínuas e longas, favorecendo surfadas longas e muitas manobras numa única carona. Os pegadores oficiais de jacaré também se divertem nelas! Por não serem tão altas, mesmo os caldos são tranquilos de tomar, sem assustar o praticante mais do que se deve.

E caso eu esteja “falando” com uma mãe, seus filhotes também vão se divertir – e com segurança – em Maresias. Os cantos da praia amortecem bastante a força do oceano, e as ondas não passam de marolas curtinhas; são ideais para os pimpolhos que estão tendo seus primeiros contatos com o grande mar.

Que tal ir curtir Maresias no próximo feriadão, hein?

WhatsApp Icon