Maresias é muito conhecida pelas suas águas próprias para surfistas, mas, aqui você pode praticar outros esportes também. Um exemplo de atividade esportiva aquática que cresce em todo planeta, o scuba diving. O “scuba diving”, que é o “mergulho autônomo”. Ou seja, são indivíduos que praticam o mergulho parcial ou total com material próprio para respiração e exploração do mar, permitindo maior tempo debaixo d’água graças a esse equipamento, diferente do mergulho de apneia, por exemplo.

Cada vez mais estimado entre os amantes da aventura e da emoção, exatamente o perfil de vários frequentadores da praia de Maresias, o scuba diving é um esporte diferente e que precisa de investimento, mas nem por isso está fora do alcance das pessoas. Ao contrário, basta atiçar a curiosidade e procurar saber mais sobre o scuba diving para começar.

Pensando dessa forma, este artigo irá mostrar mais informações sobre este esporte que atinge o fundo do mar.

O que é necessário para praticar scuba diving?

Scuba é uma sigla para “aparelhos de respiração subaquática independente.

Diferentemente de outras técnicas de mergulho, que dependem de ar bombeado diretamente da superfície, no scuba diving, o oxigênio é garantido por um cilindro vinculado ao mergulhador, normalmente de ar comprimido, que pode ser em circuito aberto, do qual o gás de respiração exalado é expelido para o ambiente aquático, aliviando a pressão sobre o cilindro, ou em circuito fechado ou semifechado, em que o ar respirado é limpo para retirar o dióxido de carbono e o oxigênio é alimentado por uma fonte de gás antes de ser inspirada.

E para realizar o deslocamento no mar, barbatanas instaladas nos pés dos praticantes costumam ser o meio mais utilizado, porém, um veículo de propulsão ou um trenó na superfície pode locomover o mergulhador.

Aulas de scuba diving

Assim como saltar de paraquedas não é uma atividade possível de se realizar sem o devido preparo e equipamentos adequados, o mesmo acontece com o scuba diving, que necessita de conhecimentos para sua prática.

E para ajudar os interessados em scuba diving, alguns cursos de mergulho estão inserindo este esporte em sua grade de ensino. Aqui no Brasil mesmo, depois de uma rápida busca pela internet, é possível identificar vários cursos que ensinam, supervisionam e fornecem o equipamento de mergulho.

Portanto, se você não tem muita ou nenhuma experiência em mergulho, e nem dinheiro para comprar em definitivo os equipamentos para o mergulho autônomo, encontre uma escola de sua confiança e entre na onda do scuba diving.

os prazeres de praticar scuba diving

A exploração dos mares é, simplesmente, o ato de descobrir um mundo totalmente diferente do da superfície. Repleto de belezas, rico em cores dos corais, espécimes marinhos e a beleza nativa que cada mar do planeta reserva para seus mergulhadores, o scuba diving, além de permitir o vislumbre destes paraísos, dá ao mergulhador a autonomia de ver o que quiser e ir aonde desejar ir.

Sem a necessidade de ser controlado por um cabo de oxigênio originário na superfície e limitando seus movimentos. O que deixa essa experiência ainda mais fantástica. Se o espírito aventureiro é forte em você, este é o seu esporte.

No Brasil a moda já começa a pegar principalmente nas praias mais famosas do país, mas ainda é um movimento incipiente. Forte mesmo, o scuba diving é nas praias de Miami e em outras cidades litorâneas dos Estados Unidos.

E também seus adeptos estão, cada vez mais, atravessando o planeta para ter o prazer de praticar o mergulho autônomo no fundo dos sete mares, literalmente. Para muitos deles não basta a emoção de praticar o esporte, é preciso ser algo como o surf e o paraquedismo, quanto mais locais para praticá-lo, melhor!

 

WhatsApp Icon