201602.02

MaresiasFevereiro já chegou e, com ele, vem uma das datas mais comemoradas e adoradas pelos brasileiros: o carnaval, que, esse ano, acontece nos dias 06, 07, 08, 09 e 10. Um dos símbolos da cultura nacional, os festejos carnavalescos são muito variados entre si, tais como a própria geografia e o modo de vida brasileiro – em Olinda e em Recife, quem dá o tom é o frevo, em Salvador há os famosos trios elétricos, no Rio e em São Paulo há os desfiles de escola de samba e nas cidades históricas de Minas Gerais as ruas são tomadas por bloquinhos.

No entanto, muitos brasileiros desejam, nessa época do ano, relaxar. Claro que a animação e a badalação são importantes, mas, depois das comemorações de fim de ano e da correria de janeiro – com direito à compra do material escolar para as crianças, às inúmeras contas e à retomada do trabalho e dos estudos –, ter um cantinho só para descansar é muito bom.

Por isso, não é nenhuma surpresa que muitos brasileiros acabam optando pelas paradisíacas praias do litoral norte paulista para passarem o carnaval. Essa região do estado de São Paulo tem no total 160 praias – uma mais linda que a outra –, que se espalham por uma costa de águas transparentes, cercada por reservas nativas de Mata Atlântica, exuberantes de tão verdes. Ali há opções perfeitas para quem quer simplesmente esquecer dos problemas e descarregar as baterias, já que o clima delicioso e as paisagens deslumbrantes deixam qualquer um encantado.

A praia de Maresias, não à toa, é um lugar bastante procurado pelos brasileiros no litoral norte paulista nessa época louca de carnaval. Situada na cidade de São Sebastião, a mais antiga da região (ela foi fundada em 1636), Maresias é conhecida no país inteiro como um dos destinos mais belos de todo o Brasil, tendo atrativos para todos os gostos ao longo de sua orla de 5 quilômetros.


Um carnaval descansado

Praia de MaresiasA folia do carnaval deixa muitas pessoas, que não gostam de animação ou de cair na farra, irritadas e impacientes. Por isso, essa praia do litoral norte paulista é um destino perfeito. O Canto do Moreira, localizado no lado direito de sua orla, é um lugar praticamente deserto, com poucos turistas e um mar de ondas tubulares inteirinho para você curtir.

No entanto, precisa ter pique e disposição para chegar até essa região de Maresias. Isso acontece porque a entrada para a praia é inacessível por carro, já que ela fica na boca de uma trilha de 500 metros. Ainda assim, o esforço vale a pena: ali não há nenhum estabelecimento comercial nem tampouco vendedores ambulantes, apenas mansões belíssimas situadas entre a floresta e a areia, de modo que você parece que entrou numa praia VIP, onde os famosos e as celebridades frequentam.

Aos que desejam um relaxamento diferenciado, a região vai além de sua faixa de areia. Por isso, pegue os tênis e algum calçado confortável para enfrentar trilhas que vão até majestosas cachoeiras. De água límpida e praticamente intocadas pela ação do homem, elas ficam encravadas na Mata Atlântica e são ideais para um mergulho. Há desde a cachoeira da Paúba, com inúmeras quedas d’água, até a da Praia de Toque-Toque Grande, que conta com piscinas de água natural docinha. Realmente, um passeio revitalizante e especial!


Pitadas de folia

Balada em MaresiasDe noite, quando as estrelas começarem a aparecer, mesmo os menos animados podem se divertir com a badalação de Maresias, que, em seu centrinho, é um verdadeiro point do litoral norte paulista. A Rua Sebastião Romão César, por exemplo, tem várias baladas, choperias e restaurantes deliciosos para quem não quer voltar cedo para o quarto da pousada.

O destaque vai para os bailes e festas de carnaval que acontecem nas casas noturnas da região. Ali, marchinhas e muito samba mostram que, mesmo nesse paraíso fantástico da costa brasileira, não dá para escapar por total dos festejos, que, no final das contas, são muito divertidos e acabam contagiando a todos.