O período de férias deve ser o momento mais esperado pela maioria das pessoas. Afinal, depois de vários meses trabalhando ou estudando (ou ambos), tudo o que se quer é uma boa pausa, com um bom número de dias para poder descansar um pouco, talvez até viajar, visitar algum parente, conhecer outros lugares… O problema é que, em geral, o resto do mundo tira férias mais ou menos na mesma época que você, e costuma mentalizar viagens para os mesmos lugares que você. O resultado é um tumulto danado, com lugares turísticos cheios, hotéis lotados, restaurantes com filas, danceterias duras de tanta gente. Talvez você não goste muito disso.

Não dá pra mudar muito essa realidade – e o comércio sabe disso, por isso “instituiu” a alta temporada. São períodos em que, classicamente, todo mundo sai de férias e viaja. Aí tudo fica mais caro, porque afinal tudo fica mais concorrido. Mais caro e mais tumultuado. E você, sem gostar muito disso, resolve tirar férias fora da temporada. Bate um bom papo com seu chefe e ele consente – afinal, o restante dos funcionários estará presente, mesmo, e suas funções poderão ser supridas temporariamente por um deles. Perfeito. “E pra onde vamos?” Que tal Maresias, no litoral paulista? Se lá já é ótimo em alta temporada, fora é melhor ainda!

Praias sossegadas

O bacana de ir a uma praia fora de temporada é que ela não costuma estar totalmente vazia (afinal, os moradores locais ficam por ali, não é?), mas também não está superlotada como acontece de novembro a março. Quem é do carnaval já voltou pra casa, e agora só que está borboletando por ali é o pessoal do banho de mar e do surfe local. Bom, provavelmente vai ter algum visitante que também preferiu tirar férias fora de temporada.

Maresias é um destino interessante pra quem gosta de praia mas não de ambientes desertos. Algumas cidades praianas no Brasil praticamente morrem fora de temporada, e é comum ver muitos estabelecimentos comerciais de portas fechadas mesmo durante o horário comercial ao longo da semana. Mas com Maresias a coisa é diferente: o comércio é forte e agitado ao longo de todo o ano, e a maior parte dos points noturnos funciona normalmente. Apesar da cidade se valer muito dos turistas e dos campeonatos de surfe, ela não depende economicamente deles, por isso é uma cidade que se mantém “viva” mesmo quando não há campeonatos nem férias.

A praia de Maresias tem um formato muito interessante: é quase que uma reta limitada nas laterais por projeções do continente em direção ao mar. Suas ondas são ótimas para quem está começando e também para quem já está “formado” no surfe, e nessas épocas de baixa temporada, com menos gente disputando os mesmos espaços, fica mais gostoso (e seguro) treinar.

Opções de hospedagem

Outro ponto fortíssimo entre as vantagens de viajar fora de temporada são as opções de hospedagem, que pipocam pela internet a perder de vista. Para os hotéis não é nada interessante ter quartos vazios, então começam a oferecer promoções incríveis em diárias com meia pensão ou pensão completa (só com café da manhã ou com todas as refeições inclusas, respectivamente). Às vezes, o valor abaixa tanto que você consegue locar quartos com um nível mais alto do que o previsto pelo preço de um quarto comum. É ou não é legal?

E de hospedagem, Maresias entende bem. A cidade está pontilhada e hotéis, pousadas e áreas de camping, de vários estilos, faixas de preço e itens de comodidade. É praticamente impossível um visitante não encontrar um quarto que corresponda às suas expectativas!

E aí? Curtiu a ideia? Que tal tirar umas férias fora de temporada?

WhatsApp Icon