Segundo Ministério de Turismo, Brasil teve 6,6 milhões de visitas no último ano 

E a expectativa é que o fluxo de estrangeiros no país cresça em torno de 6% até final de 2017

De acordo com reportagem da Exame.com, o Brasil atingiu o número recorde de 6,6 milhões de visitantes de estrangeiros em 2016. O ano em que o país sediou as Olimpíadas e as Paraolimpíadas registrou aumento de 4,8% na entrada de turistas internacionais em relação ao ano anterior. Os dados foram divulgados em janeiro de 2017, pelo Ministério do Turismo, com informações do Banco Central e da Polícia Federal.

O aumento de estrangeiros no país injetou na economia brasileira o montante de 6,2 bilhões de dólares, o equivalente a mais de 21 bilhões de reais. Esse número é 6,2% maior do que o registrado em 2015.

“Os números são extremamente positivos. Se comparados com o contexto internacional, mostram que ainda podemos avançar muito, mas comprovam que soubemos aproveitar os megaeventos que realizamos no país”, afirmou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

O perfil da maior parte dos visitantes que desembarcaram no Brasil de janeiro a dezembro é de latinos e norte-americanos, seguidos de europeus. Os argentinos mantiveram a tradicional liderança entre os visitantes ao ultrapassarem a marca de 2,1 milhões de turistas, enquanto os Estados Unidos ficou com o segundo lugar, trazendo 600 mil pessoas ao país.

Metade destes turistas tiveram como principal objetivo da viagem o lazer e ficaram, em casal ou em família, hospedados em hotéis, pousadas ou flats. Maior evento do planeta, os Jogos Olímpicos e as Paralimpíadas ajudaram a influenciar estes números.

Para 2017, a expectativa é de aumento de 6% no fluxo de estrangeiros no país, mesmo crescimento que registrada em outros países que sediaram as Olimpíadas no ano seguinte ao evento. Para garantir a continuidade da grande movimentação de turistas no Brasil, o governo também prepara um pacote de medidas que deve ser lançado ainda neste primeiro semestre.

“O turismo é uma das atividades que dá mais retorno, mesmo com investimentos mínimos. Acredito que se conseguirmos passar as medidas que estamos trabalhando com o apoio da Casa Civil, o problema de recursos estará sanado”, disse Beltrão. Em 2016, o Ministério do Turismo recebeu R$ 235,9 milhões, o terceiro pior orçamento da Esplanada e precisou de recursos do PAC para fechar o ano com o valor empenhado de R$ 671,4 milhões.

Os números refletem em Maresias

Todo esse aumento no número de turistas beneficiam Maresias. A praia oferece aos seus visitante, atrações de todos os gostos como trilhas, cachoeiras, passeios de barco, mergulhos, baladas, além de contar com um dos mares com as melhores ondas do Brasil para a prática do surf. Sendo assim um forte ponto turístico não só em São Paulo, como no país.

A Cachoeira do Cacau e a Trilha de Paúba são alguns dos destaques de Maresias para quem curte a natureza. Para os mais baladeiros, o Sirena e o Parador são renomados clubs que agitam a vida noturna da região, trazendo atrações nacional e internacional de primeira linha.

Existem também opções gastronômicas para todos os gostos na praia. Desde restaurantes tradicionais, passando por pizzarias com forno à lenha, até bares com cardápios diferenciados.

A grande variedade de opção que Maresias traz ao turista faz do local um dos mais procurados do Brasil tanto fora, quanto em alta temporada. Isso acaba beneficiando os comerciantes da região e os donos de pousadas/hotéis que acabam tendo ótimas taxas de ocupações em seus estabelecimentos.


Leia mais:

  • Veja a reportagem completa na www.exame.com com destaque especial para a Praia de Maresias: www.exame.abril.com.br/negocios/dino/segundo-ministerio-de-turismo-brasil-teve-66-mi-de-visitas-em-2016-shtml/
  • Veja dicas de lazer em Maresias: www.pousadaportomare.com.br/blog/5-motivos-para-voce-vir-para-maresias

Faça já a sua reserva!

Pousada Porto Mare
Viva essa experiência!


E dê uma espiadinha no que temos para seus dias aqui em Maresias serem perfeitos:
Acesse o vídeo e faça um tour pela Pousada Porto Mare.
Você precisa viver esta experiência!

WhatsApp Icon